sábado, junho 16, 2007
As ondas no charco...
One web show : Os blogues e o verdadeiro Portugal profundo: "O que está a acontecer a António Balbino Caldeira faz-me lembrar a tentativa de um tribunal brasileiro retirar da Internet um vídeo da Daniela Cicarelli a banhos (demasiado) quentes com o namorado, numa praia do sul de Espanha.Na sequência de uma queixa da modelo na justiça, um juiz obrigou o site YouTube a banir o vídeo, condenando a empresa a uma multa diária até o fazer. Após alguns dias, o YouTube retirou efectivamente os vídeos em causa. O que talvez poucos saibam – sobretudo para os lados da justiça e do Governo por cá –, é que no minuto seguinte à sentença do tribunal ter sido noticiada pela Imprensa, inúmeros sites anónimos publicaram e replicaram o mesmo vídeo que agora estava obrigado a sair do Youtube. Nada se pôde fazer, o monstro estava criado. Cicarelli não podia processar toda a Internet. E Sócrates, pode?
Sobre isso, nada melhor do que recordar uma frase do editorial da revista “Veja” de 17 de Janeiro: “Feliz o país cuja cultura, cujo ambiente de negócio e cuja visão de mundo produzem o iPhone e o YouTube. Pobre do país que proíbe o YouTube.”
Não é certamente com repressão que se deve tenta agir sobre o que ainda nem legislação própria tem. É com evolução, com conhecimeto e com inteligência. As leis devem evoluir com as novas necessidades da sociedade, não simplesmente impedir essa mesma evolução. Caso contrário, a liberdade de expressão, não anónima, está seriamente ameaçada. E, aí, estará criado o monstro.
Miguel Martins
Editor de Multimédia do Expresso"
Etiquetas: Democracia, Educação, política, Portugal, Professores
:: enviado por RC :: 6/16/2007 02:05:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
-
Está criado o monstro, mas também está implementado o clima de medo.De , em junho 16, 2007 4:17 da tarde
Conheço várias pessoas que não fizeram greve, nem se manifestam por medo; medo de represálias, de perseguições, de perder o emprego.
Casos como o da DREN e este, associados a mais precariedade, maior desemprego, menos direitos, aumentam o clima de medo que hoje se nota em muitas conversas e em muitas expressões.
Em contrapartida, a arrogância aumenta.
Queres conhecer o vilão …?
Nunca, até hoje, o PS tinha governado com maioria absoluta. -
Ainda se ao menos fossem políticos neo-liberais competentes, ainda vá lá...De , em junho 16, 2007 5:04 da tarde
O problema é que estes gajos são todos uma corja de incompetentes.
Cada cavadela, sua minhoca!...