BRITEIROS: O súbito arrebatamento patriótico dos grupos económicos <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, junho 27, 2007

O súbito arrebatamento patriótico dos grupos económicos

Todos os interessados no novo aeroporto declaram o seu extremado amor a Portugal e a estremecida ternura pelo povo. A celebração desses nobilíssimos sentimentos é feita através de um caudal de palavras e de acções, cuja força atordoa a nossa incipiente sabedoria.
Os estudos realizados implicam montantes consideráveis. Não se sabe quem os pagou. Mas esta gente escondida não é benemérita, não é bondosa, não é filantrópica. Vai receber algo em troca. O Dr. Cavaco Silva recebe representantes de uma alternativa, e começam todos a falar ao mesmo tempo de “interesse nacional”, de “visibilidade no estrangeiro”, de “urgência na modernidade”. O “interesse nacional” e a “modernidade” servem para tudo: como o Freud e o Pessoa.
O português desespera: começa a compreender que não há convicções, nem esperança, nem felicidade — a não ser no céu, para os católicos; e no futuro, para os progressistas. Este é o País dos dez estádios, não o esqueçamos. Onde se encerram escolas, hospitais, serviços de saúde, maternidades, consulados. Onde se cerca a imprensa, se fecham serviços consulares, se ignora os emigrantes, se despreza os imigrados...

[Baptista-Bastos, Diário de Notícias]


:: enviado por JAM :: 6/27/2007 11:06:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário