BRITEIROS: Chega-nos assim à caixa de correio <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, julho 03, 2007

Chega-nos assim à caixa de correio

"Este é o segundo caso conhecido de uma aposentação negada a um professor doente. Em Junho, uma professora de Aveiro, de 63 anos, a quem tinha sido diagnosticada uma leucemia, morreu sem que lhe tenha sido concedida a reforma.

Na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, o ambiente é agora de “revolta e indignação”. Alunos, professores e auxiliares mostram-se “perplexos” com “as respostas inacreditáveis do sistema público a um caso dramático como este”, conforme desabafou ao CM o presidente da assembleia de escola, João Lucas, recordando os últimos dias de sofrimento do professor de Filosofia. Com um cancro na garganta, Artur José Vieira da Silva teve de se submeter a uma “amigdalectomia esquerda e laringectomia total com esvaziamento gangliconar cervical funcional bilateral e traquostomia permanente”. Com “ausência total e irrecuperável da voz”, o professor de 60 anos pediu a aposentação.

O caso foi avaliado por uma junta médica, a 18 de Abril de 2006, sem que o paciente tivesse sido convocado. A 9 de Maio – e apesar do que consta da Tabela Nacional de Incapacidades – o professor recebeu o veredicto de que nada o impedia de exercer as suas funções.

Artur Silva apresentou-se na escola e só ficou livre de actividade lectiva porque o ano já se encontrava no fim. No início do ano lectivo “ainda participou nas reuniões preparatórias, mas as suas dificuldades eram óbvias”, reconhece a presidente do conselho executivo, Manuela Gomes.

Artur Silva ainda escreveu uma carta ao director da Caixa Geral de Aposentações, em Setembro, mas o pedido voltou a ser indeferido. Três meses e meio depois morreu."

É, como sempre, a história da tacanhez e da execução estúpida da lei. A ser exacta esta informação, só posso confirmar a minha já sedimentada convicção de que é receita trágica a prepotência e o idiótico exercício de poder por uns, e trágica a passividade, o medo, a subserviência de quase todos... Afinal estamos no pelotão da frente de quê?

:: enviado por RC :: 7/03/2007 02:40:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
  • O abominável sistema implantado!!!

    De Anonymous Anónimo, em julho 03, 2007 3:55 da tarde  
  • Volta José Estaline, que estás perdoado!!!

    De Blogger ja, em julho 03, 2007 5:44 da tarde  
  • Alguma coisa está profundamente errada se tudo isto for exactamente como é noticiado ... E por muito que doa como médico, não posso deixar de perguntar: estas Juntas Médicas de que se fala são mesmo constituídas por MÉDICOS??? Torna-se urgente que a Ordem dos Médicos nos esclareça sobre o que se está a passar...

    De Blogger vieira da silva, em julho 04, 2007 3:20 da manhã  
Enviar um comentário