BRITEIROS: O fantasma do Vietname <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, julho 13, 2007

O fantasma do Vietname

O fantasma do Vietname está a assombrar tanto a Administração Bush-filho como a guarda pretoriana de Bush-pai. Os últimos dados recolhidos pelo Congressional Research Service, instrumento independente dos partidos, que serve de apoio ao parlamento, indicam que o custo das guerras no Iraque e no Afeganistão está já muito próximo do da guerra no Vietname: à volta dos 650.000 milhões de dólares, considerada a inflação no caso do Vietname. E tratam-se apenas de valores que constam das contas do Congresso. Há ainda outras quantias e outros gastos que foram registados noutras contas. Também não estão incluídos os gastos desembolsados pelos aliados de Washington nas duas contendas. São valores que reflectem claramente a magnitude da invasão e da posterior ocupação de ambos os países. Ao longo destes seis anos posteriores aos atentados do 11-S, outros dados se sucederam sobre o número de mortos e feridos, de refugiados e deslocados, de perdas de direitos humanos, do modo como foi arruinado todo um modelo social e económico e como foi esgrimida a mentira para justificar o injustificável.
Por esta via, nas comemorações do 4 de Julho, Bush chegou mesmo a comparar a guerra no Iraque com a independência dos Estados Unidos, premindo a mesma tecla de sempre — “apoiar a guerra é um acto patriótico” — como forma de abafar a crescente resistência às suas políticas. O problema para o presidente — entre muitos — é que a realidade começa a desmentir de forma notória a retórica oficial. Como nos recordava há dias David Brooks, o sistema de justiça está contaminado pela influência política partidarista, foi legalizada a tortura e a espionagem sem autorização judicial, foram suspensos os habeas corpus, existe um campo de concentração em Guantanamo, a corrupção oficial alcança níveis sem precedentes e as desigualdades económicas atingem índices que datam de 1928. Porém, a “guerra contra o terrorismo” continua a ser usada como justificação para isso tudo.
Perante este imbróglio, a única pergunta que continua sem resposta é esta: o que é que irão fazer os republicanos e/ou os democratas para sair do Iraque?

Etiquetas: , ,


:: enviado por JAM :: 7/13/2007 03:22:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário