BRITEIROS: Agora já se percebe a pressa... <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, setembro 17, 2007

Agora já se percebe a pressa...

Diz o Procurador Geral da República:

"O que mais me preocupa é que, ou é alterada alguma coisa [no código de processo penal], ou há determinados tipos de crimes, designadamente os crimes económicos, que serão difíceis de investigar, porque não é possível investigar a curto prazo", afirmou o Procurador-Geral aos jornalistas antes da cerimónia da abertura oficial do ano lectivo do Centro de Estudos Judiciários.
"Imagine só que eu necessito de recorrer a um país estrangeiro para recolher elementos e o país demora. Ou imagine que é preciso fazer análise a um milhão de documentos como acontece com estes crimes económicos. Estes crimes, complexos e difíceis, são muito difíceis de investigar com este novo código de processo penal", acrescentou, apontando este como um dos motivos que preocupa a Procuradoria-Geral da República.
(o sublinhado é meu!)
Porquê tanta pressa em aplicar o novo código (quando o tempo de transição entre códigos é de 90 a 180 dias)?
E a pequena criminalidade também acaba por escapar - quem estará disposto a gastar 200 € de taxa de justiça para ser ressarcido de um furto de 50€???
E naturalmente, também ficou muito mais complicado combater a corrupção! Seria isto que o Eng. Cravinho tinha em mente antes de ir para a reforma dourada?

Etiquetas:


:: enviado por touaki :: 9/17/2007 12:47:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário