BRITEIROS: Mas que las hay, las hay <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, setembro 11, 2007

Mas que las hay, las hay

A propósito das teorias da conspiração sobre o 11-S, que invariavelmente ressurgem todos os anos por esta altura, Robert Fisk colocava, há dias, as seguintes questões: como pode alguém acreditar que o governo da parelha Bush-Cheney tivesse sido capaz de organizar um conluio para executar os atentados do 11-S? Essa parelha, que não tem feito mais nada senão arruinar tudo e que está farta de meter a pata na poça, como pode alguém pensar, insiste Fisk, que tivesse podido organizar os crimes contra a humanidade perpetrados nos EU no dia 11 de Setembro de 2001?
Mas, quem foi que disse que eles têm arruinado tudo? A agenda da Administração Bush-Cheney procurava, entre outras coisas, o contínuo desenvolvimento dos arsenais nucleares americanos, a destruição da Convenção de Genebra em matéria de tortura, a limitação severa dos direitos cívicos e das liberdades fundamentais nos Estados Unidos... Quem foi que disse que eles não alcançaram esses objectivos? Além disso, o triunfo mais importante do duo Bush-Cheney é a manipulação da opinião pública americana após o 11-S. É isso que explica a reeleição de Bush, um político que interrompe as suas frases, que não sabe nada e que titubeia ante cada sílaba.
É certo que o ilustre correspondente do Independent para o Médio Oriente se refere ao desastre do Iraque. Mas, mesmo esse imbróglio nunca deixou de estar nos planos nefastos dessas personagens como forma de perpetuar a presença invasora na região. No fim de contas, a noção absurda de que “não podemos sair do Iraque, porque isso provocaria uma guerra civil”, está cimentada precisamente nesse caos e nessa desordem. Mais ainda, hoje o Irão está a ser acusado pela Casa Branca de ser o responsável pelo fiasco no Iraque. Desse modo, o desastre no Iraque serviria para justificar o ataque ao Irão num futuro não muito distante.
O erro de Fisk foi ter caído na armadilha de Bush-Cheney. Vamos por partes...

Continuar a ler >>>

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 9/11/2007 01:37:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário