BRITEIROS: Liberdade para "Os cinco" <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 25, 2007

Liberdade para "Os cinco"

"Há mais de nove anos que cinco cubanos permanecem encarcerados nos Estados Unidos. Sobre eles recaem pesadas penas, consequência de um julgamento politizado, realizado na cidade de Miami. Os cinco ajudavam a monitoriar planos terroristas organizados contra Cuba a partir da Florida por grupos cubanos da ultra-direita.
O Grupo de Trabalho sobre detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas declarou arbitrária a sua detenção, e um tribunal colectivo de três juízes encarregado de examinar o caso pelo Tribunal de de Apelação de Atlanta, acordou por unanimidade declarar inválido o julgamento e revogou as sentenças proferidas em Miami. Posteriormente, em pleno Tribunal, em votação não unânime, revogou essa decisão e presentemente o caso continua em recurso.
Os Cinco permaneceram isolados em prisões de segurança máxima, sob cruéis condições de reclusão, em violação dos seus direitos humanos e das próprias leis estadunidenses. Dois deles foram privados do direito de receber visitas das suas esposas.
Somamos as nossas vozes a todas as que no mundo reclamam o cessar imediato desta enorme injustiça. Não devemos cessar o nosso empenho até que a verdade se cumpra e estes homens voltem ao seu país e às suas famílias. - in odiario.info ."
...........................................................
Nestes tempos, de europeia"cagança governamental", é nosso dever não esquecer os Cinco Heróis Cubanos encarcerados e a enorme injustiça da sua detenção.

:: enviado por ja :: 10/25/2007 05:19:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário