BRITEIROS: Sinais para 2008 <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, dezembro 31, 2007

Sinais para 2008

"A definição das prioridades de Pinto Monteiro para a política criminal ficou marcada por uma polémica com a ministra da Educação. Maria de Lurdes Rodrigues considerou “exageradas” as preocupações do procurador-geral da República sobre a violência nos estabelecimentos de ensino, dizendo que se trata de “situações raras”. “O que existe são situações de indisciplina e incivilidade”, disse em Novembro a ministra.
No entanto, a posição da governante não desviou o procurador das suas intenções, que chegou mesmo a responder a Maria de Lurdes Rodrigues. “Sei que há várias pessoas, até a senhora ministra da Educação, que minimizam a dimensão da violência nas escolas, mas ela existe”, reiterou Pinto Monteiro, garantindo que vai preocupar-se com “cada caso de um miúdo que dê um pontapé a um professor ou que lhe risque o carro”.


"Um em cada dez alunos das escolas portuguesas diz que já foi vítima de violação ou de uma tentativa de abuso sexual. Os dados fazem parte de um estudo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e foram divulgados, esta quarta-feira, pela Rádio Clube.
[...]
«As escolas não têm equipamentos humanos e não tem recursos para dar resposta a este tipo de solicitações», explicou em declarações à Rádio Clube. A investigadora considera também que estes números são «claramente uma percentagem muito elevadas porque estamos a falar de comportamentos de risco numa relação de intimidade».
Apesar da gravidade conferida aos abusos sexuais, Rosa Savedra salienta que «não podemos dar mais valor a estes do que as formas de violência física ou verbal»."

"La Flandre poursuit sa politique de « containement » des non-néerlandophones à Bruxelles. La commune de Zaventem, située juste à la périphérie de la région bruxelloise et qui accueille l’aéroport international de ce qu’on appelle encore la Belgique, vient de décider de réserver la vente de terrains municipaux — et accessibles à des prix inférieurs à ceux du marché — aux seuls néerlandophones ou, à défaut, à ceux qui suivent des cours de néerlandais dans une école agréée. Les 76 lots qui seront mis en vente en mars à Wolluwe-Saint-Etienne sont directement concernés par cette décision."

:: enviado por RC :: 12/31/2007 11:04:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário