BRITEIROS: O diálogo inter-religioso e a paz <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, setembro 29, 2004

O diálogo inter-religioso e a paz

O Vaticano, pela voz do seu Relator Especial sobre a Liberdade de Religião e de Credo, chamou recentemente a atenção para o significado do diálogo entre as religiões e civilizações, como um instrumento para promover uma maior tolerância, no contexto da liberdade de religião e de credo. Acrescentou ainda que este diálogo constitui uma importante contribuição para a paz, a interacção harmoniosa e a solidariedade entre as pessoas e os povos, num mundo em que as divisões e os extremismos podem facilmente surgir ou ser manipulados, em detrimento da unidade da família humana.

Hoje a TSF Online noticia que o Vaticano terá anunciado à Conferência Episcopal Portuguesa que deverá mudar o bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva e o reitor do santuário de Fátima. Caso contrário, Roma assumirá a gestão directa do santuário.
Em causa estará a autorização concedida ao Dalai Lama, primeiro, e depois a um sacerdote hindu, para realizarem as suas orações no santuário de Fátima. Alguns cardeais mais conservadores não viram a atitude com bons olhos e dizem que «o sentido ecuménico no Santuário foi longe de mais».

A ser verdade (ver comentário), onde estão, afinal, o diálogo e a contribuição para a paz?

:: enviado por JAM :: 9/29/2004 10:13:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • A Conferência Episcopal Portuguesa nega a existência de comunicações oficiais sobre o descontentamento do Vaticano em relação a um excessivo ecumenismo no santuário, mas nos últimos anos as iniciativas de abertura do bispo de Leiria-Fátima ao diálogo inter-religioso têm sido objecto de críticas por parte de movimentos católicos conservadores.
    http://ultimahora.publico.pt/

    De Blogger JAM, em setembro 29, 2004 5:02 da tarde  
Enviar um comentário