BRITEIROS: O país precisa de um PS à esquerda <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, setembro 14, 2004

O país precisa de um PS à esquerda

O afastamento de muitos cidadãos em relação à política e aos políticos e o risco de descrédito do próprio regime democrático, são factores de preocupação. Para ser aceite e respeitada por todos aqueles que acreditam na democracia representativa, a política deve ser um esforço nobre para encontrar caminhos de progresso e justiça para a comunidade. Um país que segue a lógica do “voto útil” e da “alternância democrática”, precisa de uma esquerda com raízes: nas lutas do passado, na memória histórica e no compromisso com a justiça social.

O país precisa de um PS à esquerda – e até de uma “esquerda do PS”.

Uma esquerda com futuro: capaz de compreender os desafios do momento presente; de encontrar para eles respostas inovadoras, sem se esconder na mera retórica; de forjar a base social para a modernização solidária de Portugal; de enfrentar os desafios da qualificação das pessoas, das instituições, do país; capaz de mobilizar para o grande esforço que temos de fazer se não queremos perder a batalha da convergência com a Europa.

Uma esquerda que, sem perder o norte dos seus valores fundamentais, tenha a sabedoria e até a humildade de estar atenta à evolução da sociedade e que compreenda que novos problemas carecem de novas soluções. Uma esquerda eficaz no controle e no combate ao amiguismo, clientelismo, compadrio e mesmo à corrupção que todos pressentimos que existe, mas que dificilmente se denuncia. Uma esquerda que coloque o real valor dos cidadãos acima da posição que eles ocupam na hierarquia do partido ou da sociedade.

A qualidade da democracia depende largamente da qualidade dos seus agentes. Para que a democracia não perca terreno face à indiferença e ao populismo, é necessário que os partidos políticos sejam os primeiros a dar o exemplo de um funcionamento interno plenamente democrático e participativo.

Tudo isto vem a propósito de um artigo de opinião, da autoria de Ana Gomes, publicado ontem pelo Público. Convido-vos a lê-lo.


:: enviado por JAM :: 9/14/2004 01:17:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • caros briteiros
    li o vosso artigo mas não diz nada de concreto. só lugares comuns de ser de esquerda, sobre os quais todos estamos de acordo
    quanto ao artigo da ana gomes
    são só insultos e deixo esta pergunta como chegou ela a deputada e membro do secretarido do PS senão por amiguismo??

    De Anonymous Anónimo, em setembro 20, 2004 6:40 da tarde  
Enviar um comentário