BRITEIROS: George Bush no DocLisboa 2004 <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, outubro 26, 2004

George Bush no DocLisboa 2004

Está a decorrer o Festival Internacional de Cinema Documentário de Lisboa, que terminará no próximo dia 31 com a exibição do filme “Le monde selon Bush (O mundo segundo Bush)”, de William Karel, que tenta demonstrar que no Iraque não haviam armas de destruição massiça e que, muito menos, havia relação entre os atentados do 11 de Setembro e Saddam Hussein.

Este filme conta a história dos mil dias da presidência de Bush, do 11 de Setembro até à desastrosa guerra no Iraque. O filme faz um balanço da América de hoje e tenta compreender como é que um pequeno grupo de homens, sob a influência dos falcões neo-conservadores, foi capaz de tomar o controlo da política externa americana. A denúncia da dinastia Bush começa pelo avô do actual presidente, Prescott Bush, que enriqueceu à custa dos seus negócios com os nazis, depois da chegada ao poder de Hitler, antes de ter visto as suas empresas confiscadas por colaboração com o inimigo. As relações entre George Bush pai e Saddam Hussein são também largamente evocadas.

Nenhum argumento de ficção política poderia imaginar mecanismos tão terríveis por baixo de aparências democráticas, nem inventar os mecanismos de uma intriga tão diabólica cujos protagonistas não são personagens de ficção, mas sim aqueles que têm na realidade o destino do mundo nas mãos. “Le monde selon Bush” é, em grande parte, baseado num inquérito conduzido por Eric Laurent, grande repórter, especialista em política internacional, do Figaro e autor dos dois livros, “La Guerre des Bush” e “Le Monde secret de Bush”.

Saiba tudo sobre o DocLisboa 2004.


:: enviado por JAM :: 10/26/2004 01:57:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário