BRITEIROS: Observadores internacionais continuam preocupados <$BlogRSDUrl$>








domingo, outubro 24, 2004

Observadores internacionais continuam preocupados

Uma delegação de observadores internacionais, composta por 20 pessoas de 15 países, entre advogados, diplomatas, líderes civis e monitores experientes, está desde o mês passado a visitar os estados mais importantes para analisar os preparativos das eleições de 2 de novembro. A delegação é patrocinada pela Global Exchange, uma organização internacional de defesa dos direitos humanos. O grupo, deu já conta de sérias ameaças à integridade do processo eleitoral, apesar das melhorias alcançados desde 2000, e pretende ir à Flórida, a Ohio e ao Missouri no dia das eleições. Mas, as autoridades americanas já anunciaram que recusarão as autorizações para deixar entrar os observadores nos centros de escrutínio, alegando que só autorizarão a presença dos representantes dos partidos Republicano e Democrata.

Os observadores recomendaram já que as urnas electrónicas deveriam usar códigos abertos de programação, o que ainda não acontece, e que “é absolutamente necessário que imprimam um registo em papel, não só para as recontagens, mas também para dar confiança aos eleitores”.

Criticaram também o facto de as eleições serem regulamentadas por autoridades ligadas aos partidos, o que não respeita as normas internacionais. No Missouri, por exemplo, o secretário de Estado local, Matt Blunt, candidato republicano a governador, terá que certificar a sua própria eleição, se vencer. Em 2000, a então secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, teve um papel crucial na disputa jurídica que levou à vitória de George W. Bush. Dois anos depois, foi eleita deputada pelo Partido Republicano.

Outra crítica da delegação foi o facto de cerca de 4,7 milhões de potenciais eleitores serem impedidos de votar por, alegadamente, terem sido condenados por contravenções. Após as eleições de 2000, provou-se que 91 mil afinal estavam inocentes. Se tivessem votado, o ex-candidato democrata Al Gore, teria conseguido muito mais do que os 537 votos que deram a vantagem a Bush nesse estado e que decidiram as polémicas eleições.

Leia também Até a Mary Poppins vai votar!

:: enviado por JAM :: 10/24/2004 05:28:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário