BRITEIROS: O francês de Kerry <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, outubro 27, 2004

O francês de Kerry

O facto de estarmos a menos de uma semana das eleições mais disputadas de sempre nos Estados Unidos – e talvez no mundo inteiro – e atendendo a que o destino desse mesmo mundo inteiro está, mais do que nunca, preso ao resultado destas eleições, justifica, a meu ver, este interesse quase obcecado pela campanha americana.

Vá lá saber-se porquê, há uma questão que atravessa as mentes dos eleitores americanos, que é a de saber se Kerry realmente sabe falar francês. Em França, toda a gente sabe que, quando Kerry era pequeno, passou férias de Verão na Bretanha com o seu primo Brice Lalonde, antigo ministro (socialista) do ambiente. Mas o Slate, propriedade da Microsoft, publicou um artigo no qual coloca um link para um ficheiro áudio (Media Player, é claro!) onde se pode ouvir Kerry falando aos Haitianos... em francês. Só com muita atenção é que conseguimos perceber o que ele diz: “Vous êtes de Haiti? D'accord! Je vais aider les Haitiens!” Mas, quem ouvir, não poderá categoricamente afirmar que Kerry sabe falar francês, melhor do que Bush fala espanhol.

Talvez, com isso, fiquem mais descansados os americanos que continuam a pretender votar em Kerry para presidente... de França:


:: enviado por JAM :: 10/27/2004 04:52:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário