BRITEIROS: Arrebitar as orelhas, não... <$BlogRSDUrl$>








sábado, novembro 13, 2004

Arrebitar as orelhas, não...

Muitos se preocupam com a qualidade da democracia, mas poucos vamos fazendo algo por ela. A Net, com o seu suposto anonimato, suscita todo o tipo de participações. O comentário menos delicado, ou maldoso, a insinuação subtil, a ofensa descarada, descarada porque sem cara, convenhamos, com cara nunca poderia ser descarada, seria somente grosseira.
Pode nada advir deste gesto aparentemente inconsequente e insignificante de publicar um pequeno texto, um pensamento, um comentário, mas também é verdade que temos a sensação de tocar alguém, ainda que não saibamos quem.

Para uma democracia ideal, a liberdade de pensamento e de expressão desse mesmo pensamento são pedras fundamentais. Liberdade com responsabilidade determinando que se abominem os anonimatos, as pequenas cobardias à socapa. O Briteiros começou, é e continuará a ser um Bloco de Notas de amigos, partilhado com todos os que saibam ler português. Começou, e continua, sem que ninguém se esconda por trás de iniciais ou pseudónimos. É um exercício de cidadania. Como tal, e ao contrário de certos blogues de pretensos democratas, manterá sempre a possibilidade de os seus leitores tecerem comentários e exercerem o direito de opinião e de contradição. Não fazemos deste um exercício de paternalismo ou condescendência para com os nossos concidadãos do mundo, a cada post cada um poderá sempre acrescentar a sua opinião e a sua achega, expandindo a informação.

Pessoalmente só visito uma vez esses blogues que me obrigam a ler, sem possibilidade de retorquir.
Todos sabemos quais são.

:: enviado por RC :: 11/13/2004 09:56:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário