BRITEIROS: A luta do « bem » contra o « mal » <$BlogRSDUrl$>








domingo, novembro 14, 2004

A luta do « bem » contra o « mal »

Tal como havia feito Adolfo Hitler, George W. Bush não se cansa de estimular o “patriotismo” e o “orgulho americano” e proclamar ao mundo inteiro que são eles os arautos da “liberdade”, da “democracia” e da “civilização” – a nova raça superior. Segundo Bush, o mundo ocidental é vitima de um atentado generalizado contra o “bem” e todos aqueles que se recusam a manifestar o seu apoio incondicional à política americana estão decididamente a favor do “mal”.

A ética estuda as normas do comportamento humano pelas quais o homem tende a realizar acções identificadas com o bem. Sócrates (o filósofo, não o dirigente do PS), que muitos consideram o fundador da ética, defendeu uma moralidade autónoma independente da religião e exclusivamente fundamentada na razão. Platão, apoiado na teoria das ideias transcendentes e imutáveis, deu continuidade à ética socrática afirmando que a verdadeira virtude provém do verdadeiro saber. “Só será feliz o homem cujas acções sejam sempre pautadas pela virtude e essa virtude só poderá ser adquirida através da educação”.

Até ao século XVIII com Kant, quase todos os filósofos afirmavam que o objectivo da ética era ditar as leis de conduta. Para Hegel a ética aparece nas normas, leis e costumes da sociedade e culmina no estado. Desde a época em que Galileu afirmou que a Terra não era o centro do universo, desafiando os postulados éticos religiosos da cristandade medieval, são comuns os conflitos éticos gerados pelo progresso da ciência. A sociologia, a filosofia, a medicina, o direito, a engenharia genética e as outras ciências deparam-se, a cada passo, com problemas éticos. Do mesmo modo, a prática política anti-ética tem sido responsável por conflitos e crises sem precedentes em todos os países.

Para que haja uma conduta ética é necessário que exista o agente consciente, ou seja, aquela pessoa que conhece a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido, a virtude e o vício. Acções éticas e morais são aquelas que se fazem segundo os preceitos da justiça, da igualdade e do respeito por cada indivíduo no seu ambiente social. O carácter moral do homem define-se assim pelas escolhas que ele realiza nas acções que pratica perante os outros e perante a sociedade como um todo.

As decisões dos “senhores do mundo”, como Bush, fazem com que se corra o risco de se perderem os valores éticos de certos grupos sociais, impedindo-os, consciente ou “inconscientemente”, de se formarem na aquisição dos valores humanos. Por exemplo, a frustração, a raiva, o ódio, a disputa e privações fazem parte do sistema de aprendizagem de uma criança, tal como, o amor, a atenção, o carinho e a afectividade. Os valores morais precisam de ser injectados diariamente em todos os segmentos da sociedade, através da educação.

Ser solidário, respeitar, cooperar, dialogar com sinceridade e honestidade, são critérios básicos para que a acção da nossa própria consciência possa viver em harmonia e de acordo com os valores éticos e morais. Para isso, é fundamental respeitar as diferenças individuais da humanidade, na família, na escola e no ambiente profissional. Contrariamente à actual histeria da luta contra o “terrorismo”, só políticas de educação baseadas em valores morais, éticos e humanos poderão impulsionar nas novas gerações o sentimento do bom convívio social tão necessário à melhoria e ao desenvolvimento de todos os países na luta por uma realidade e uma cidadania melhor para todos.

:: enviado por JAM :: 11/14/2004 04:36:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • É realmente uma pena que se tenha vindo a provar que o intelectualismo moral (o de Sócrates, pois) não basta. E mesmo que se discutam os conceitos, na verdade os valores éticos não passam no genoma, nem no leite da mãe. Só pelo exemplo mesmo! pela vivência e, neste sentido, pela «paideia», ou seja, educação. Portanto, concordo. Contudo, fico na dúvida... como podem as mentiras e os enganos pegar tão facilmente? estaremos, no global, perdendo a lucidez? como é que...?

    De Blogger Viajante, em novembro 14, 2004 11:56 da tarde  
Enviar um comentário