BRITEIROS: Guerra dos sexos em Marte <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, dezembro 28, 2004

Guerra dos sexos em Marte

Numa altura em que o horizonte das potências espaciais está focalizado no planeta Marte, coloca-se a questão de qual será o sexo do primeiro humano que porá os pés no planeta vermelho. Os cientistas da NASA acham que a tripulação da primeira missão marciana deverá ser exclusivamente masculina, com idades entre os 30 e os 40 anos. Mas, um professor do Colégio Médico do Ohio, nos EUA, propõe astronautas mais adaptados: mulheres com idades inferiores a 30 anos.
Segundo ele, as mulheres suportam melhor as privações e as desregulações consequentes de uma longa viagem no espaço; estão menos sujeitas aos riscos de doenças cardiovasculares, devido à sua constituição física e hormonal; têm no organismo menos ferro, cuja concentração aumenta no espaço, com riscos de envenenamento; são mais leves e consomem menos calorias e, finalmente, são menos instáveis do que os homens.
Fica só o problema da menstruação que complica as saídas para o espaço, já que aumenta os riscos de descompressão. Mas, os fabricantes de pastilhas hormonais estão já a pensar numa solução, que estará disponível dentro de um ano.
As conclusões deste professor americano não coincidem, no entanto, com as dos especialistas russos do Instituto dos Problemas Médico-Biológicos (IMBP), de Moscovo, que acabam de estudar a composição da tripulação que irá testar a viagem a Marte. Seis cobaias que deverão viver durante quinhentos dias (a duração da viagem de ida e volta) numa espécie de frasco em alumínio, concebido segundo o modelo da nave espacial a enviar para Marte. Neste programa, os cientistas do IMBP excluem qualquer tipo de participação feminina pois, segundo eles, o espaço é um trabalho de homens, e as mulheres estão mais adaptadas à condução da “nave familiar”.
Pelos vistos, o machismo tem ainda muito espaço à sua frente...

:: enviado por JAM :: 12/28/2004 08:26:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário