BRITEIROS: O toque romântico <$BlogRSDUrl$>








domingo, janeiro 16, 2005

O toque romântico

A edição do Fashion Rio 2005 terminou hoje, no Museu de Arte Moderna, sob o signo do romantismo, com referências aos estilos artísticos que marcaram os finais do século XVIII e princípios do século XIX.
O romantismo influenciou toda a civilização ocidental de tal modo que, depois do romantismo, o mundo não voltou a ser como dantes. Iniciado na Alemanha, na música de Beethoven e Brahms, na poesia de Goethe e Schiller, na filosofia de Schelling e nas artes plásticas da Escola de Berlim e Frankfurt, teve origem numa reacção ao exagerado culto calculista da razão, apregoado pelo iluminismo. Longe de ser só razão, o homem era, afinal, um ser com sentimentos e com o direito de errar e de sonhar. Com o romantismo, os homens podiam enfim viajar para mundos exóticos, a infância, o passado da pátria, o país ou a cidade ideal. Qualquer lugar que não fosse... o agora.
Foi o que aconteceu no Fashion Rio. Teve a infância do mundo de Lewis Carroll e da “Alice no País das Maravilhas”, uma personagem que “fugia” através do sonho, como os modelos das Cinderelas-punk da Super Lucy in the Sky, ou as fadas soturnas e melancólicas da estilista Danielle Jensen. Teve viagens a terras longínquas, como o Egipto ou a China, com Santa Ephigénia, e a viagem ao “sótão”, de Walter Rodrigues, inspirado nos pintores Pré-Rafaelitas. E finalmente a viagem da Colcci, que fez descolar toda a plateia com a fantástica aparição da supermodelo Gisele Bundchen...
Como dizia o poeta, o sonho comanda a vida!


:: enviado por JAM :: 1/16/2005 10:56:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário