BRITEIROS: Paris convoca o planeta <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, janeiro 25, 2005

Paris convoca o planeta

Paris, que conta com dois milhões de Homo sapiens, ou seja, cerca de 20 mil por quilómetro quadrado, um dos territórios europeus mais colonizados pela espécie humana, será esta semana o farol da luta mundial contra a erosão da biodiversidade. Começou, na sede da UNESCO, a conferência internacional “Biodiversidade, ciência e governância”. A “ciência” estará representada por centenas de especialistas das áreas da ecologia, epidemiologia, economia, farmacologia, agronomia, antropologia, ... Quanto à “governância”, ela será representada por numerosos representantes de ONGs e Estados, a começar pelo presidente francês.
Foi na reunião do G8, em França, em 2003 que Chirac lançou o projecto desta conferência, destinada a fazer um balanço dos conhecimentos, das lacunas e das controvérsias científicas, que permitam estabelecer um diálogo entre cientistas, políticos e decisores económicos. Pretende saber-se o número das espécies que vivem actualmente e qual a capacidade de adaptação das que estão ameaçadas.
É certo que a perda da biodiversidade, extremamente prejudicial para o homem, avança a um ritmo desconhecido. Julga-se que, pela primeira vez na história da vida, esta perda é devida a uma única espécie, o homem, cuja população dobrou no espaço de meio século, enquanto que o seu consumo de água, madeira e matéria orgânica fóssil, foi multiplicada por seis.
Que fazer então?

Fica aqui o endereço do site da conferência.

:: enviado por JAM :: 1/25/2005 01:44:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário