BRITEIROS: A meca marroquina dos estúdios de cinema <$BlogRSDUrl$>








sábado, janeiro 22, 2005

A meca marroquina dos estúdios de cinema

O facto de um grande número de realizadores ter escolhido Ouarzazate para realizar os seus filmes, tem a ver com a sua luminosidade, a diversidade das suas paisagens e a sua variedade étnica que permite uma grande disponibilidade de diferentes perfis de figurantes. Foram estas óptimas condições que permitiram a realização de filmes como Lawrence da Arábia, Cleópatra, O Gladiador, Alexandre - o Grande, A Jóia do Nilo ou Um Chá no Deserto nesta província marroquina.
Para além de mais de 40 longas metragens, Ouarzazate acolheu equipas de mais de 100 reportagens, 66 documentários e algumas dezenas de spots publicitários. Martin Scorsese e a produtora Barbara De Fina escolheram igualmente os horizontes das montanhas do Atlas e do deserto de altitude para criar o ambiente tibetano de Kundun, que conta a história do 14.º Dalai Lama.
Quando as condições da produção exigem que sejam feitas construções, são as técnicas seculares que são utilizadas, o que acrescenta autenticidade e veracidade aos cenários. A cinco quilómetros do centro da cidade, é possível penetrar nos segredos da concepção fílmica, numa visita guiada às oficinas de carpintaria, serralharia, estuque, pintura, escultura e vestuário, que permitiram criar os cenários dos míticos filmes.

Leia também O Maior Estúdio do Mundo e ainda Os Estúdios do Atlas.

:: enviado por JAM :: 1/22/2005 02:09:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário