BRITEIROS: O espaço político do PSD <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, fevereiro 24, 2005

O espaço político do PSD

Marques Mendes quer “reconquistar o centro social-democrata” e “recolocar o PSD no seu espaço político próprio”. Mas a questão que se põe é: será que esse espaço político próprio ainda está disponível? É que, enquanto o PSD esteve entretido a brincar às cabalas e aos populismos demagógicos sem conteúdo nem ideologia, o PS virou à direita e tem vindo a avançar no terreno do liberalismo, reduzindo fortemente a sua concepção do dirigismo estatal. Acresce que Paulo Portas descolou, ao mesmo tempo, o PP da sua inspiração democrata-cristã anti-europeia, aproximando-o dos caminhos, mais liberais, do PSD, cilindrando-o praticamente contra o PS.
Se a demissão de Portas poderá alimentar no PSD uma réstia de esperança de alargar o seu leque político para a direita, o sucesso de Sócrates e da sua maioria absoluta vai certamente avançar pelo centro social-democrata, como Tony Blair avançou no campo dos conservadores britânicos, com a sua terceira via, condenando-os a uma existência oca e inofensiva.
Mas, mesmo que Sócrates não seja bem sucedido, e formos obrigados, dentro de quatro anos, a accionar de novo os mecanismos da “alternância democrática”, o tradicional PSD aparecerá sempre como uma espécie de equipa “B” a jogar no mesmo terreno e com as mesmas tácticas do PS.

:: enviado por JAM :: 2/24/2005 12:07:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
  • Mas será que, até hoje, ainda ninguém se lembrou de tentar perceber quando é que o PSD virou à direita? Não me digam, por favor, que o Sá Carneiro era de centro. Também, ainda ninguém se questionou em que altura o PPD se tornou em PPD/PSD e porquê?
    Primeiro, o PSD sempre foi de direita, quer de centro-direita, quer de direita, só; logo, andar a dizer que vai virar à esquerda, cheira-me a oportunismo político (afinal o país virou à esquerda).
    Segundo, o PPD passou a PSD a partir do momento em que o PS começou a receber em Portugal representantes da social-democracia (ideologia de esquerda) europeia. A Internacional Socialista liderada por Guterres é aquele que engloba o PS, o PSOE e todos os partidos social-democratas europeus. Quem ganhava as eleições nesses primeiros anos? A esquerda, em especial: o PS. Logo, sempre foi preciso ir busca´r lá votos, como? Mudando o nome de PPD para PSD (ou PPD/PSD) e assim afirmarem-se social-democratas, coisa que não são. Mais uma prova, Emídio Guerreiro, Sousa Franco, entre outros, sairam do PPD, porquê? Por ser de direita.

    De Blogger despertador, em fevereiro 24, 2005 2:19 da manhã  
  • Bem observada essa teoria da equipa B!!!E realista!!!Mas...porque não mudar de clube e apoiar outra equipa e fazer dela a CAMPEÃ???

    De Anonymous Anónimo, em fevereiro 24, 2005 7:30 da tarde  
Enviar um comentário