BRITEIROS: Sinais dos tempos <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, março 10, 2005

Sinais dos tempos

Fez história a recente “externalização” dos serviços de água e saneamento de Vila do Conde, na sequência da entrega, pela Câmara, da respectiva concessão à empresa privada “Indáqua”. Fez também correr muita tinta, a entrega do último concurso de colocação dos professores à empresa privada “Compta”, com as conhecidas trapalhadas que isso gerou. Todas estas histórias são sinais dos tempos e a tendência, a nível mundial, de todas as empresas e administrações, é a concentração sobre o seu chamado “núcleo duro”, para deixar a outros, que, aparentemente, o sabem fazer melhor de que elas, o trabalho restante. Caricaturámos aqui este tipo de situações.
Não é pois de admirar que o Ministério do Interior americano, tenha decidido transferir os prisioneiros da CIA para outros países, especializados em “interrogatórios duros”, para aí serem torturados. O Washington Post refere que, para isso, a CIA dispõe de dois aviões, entre os quais um Boeing 737, para efectuar o transporte dos prisioneiros para os “destinos de tortura”.
Esta externalização dos interrogatórios é uma das consequências do aumento da margem de manobra de que beneficia a CIA desde os ataques do 11 de Setembro de 2001. Os fornecedores de serviços de tortura, citados pelos jornais americanos, são a Jordânia, Marrocos, o Afeganistão, o Iraque, o Egipto, a Arábia Saudita, a Líbia, a Síria, o Paquistão e a famosa baía de Guantanamo.
Esta medida, extremamente prática, permite ainda iludir a vigilância das organizações humanitárias, como a Amnistia Internacional.

:: enviado por JAM :: 3/10/2005 10:49:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário