BRITEIROS: Allende desconhecido II <$BlogRSDUrl$>








sábado, maio 21, 2005

Allende desconhecido II

De vez em quando aparecem estas coisas. Lembro-me de Mitterand e do seu passado de Vichy, Reagan e McCarthy, e por aí fora. Agora é Allende. Não creio que existam “vacas sagradas” e que não se possa falar sobre o passado de figuras históricas, por muito obscuro que seja. O que me incomoda neste género de histórias é a falta de perspectiva e de enquadramento. As personagens citadas, incluindo Allende, nem sequer me são particularmente simpáticas mas julgar alguém extraindo episódios do seu passado sem os enquadrar numa época, parece-me um exercício bastante perigoso.
Para não ir mais longe, um exemplo pessoal: Fiz parte da Mocidade Portuguesa. É certo que tinha 11 ou 12 anos e que era obrigado. Mas tinha farda, cantei e marchei. E nunca o reneguei. Agora imaginem que eu era uma figura pública (não se preocupem que nunca acontecerá) e que aparecia nos jornais “Zé Ramos pertenceu à Mocidade Portuguesa !”. O facto, em si, é inegável mas será que, dito assim fora do contexto da época, chegará para me qualificar como um fascista empedernido e explicar todos os actos da minha vida ?

:: enviado por U18 Team :: 5/21/2005 05:18:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário