BRITEIROS: Dia Mundial do Salto <$BlogRSDUrl$>








sábado, maio 21, 2005

Dia Mundial do Salto

O objectivo desta fantástica jornada mundial é tentar fazer com que 600 milhões de pessoas em todo o mundo se ponham aos saltos, ao mesmo tempo, no dia e na hora marcada. Os organizadores acreditam que, como resultado, a Terra se desviará ligeiramente da sua órbita normal, afastando-se do Sol e resolvendo, desta forma, os problemas do aquecimento global do planeta.
O dia escolhido vai ser 20 de Julho de 2006, a horas diferentes em função dos fusos horários. Os mais esquecidos, poderão inscrever-se no site oficial para receberem um e-mail na véspera do dia em que terão que saltar.

:: enviado por JAM :: 5/21/2005 12:53:00 da manhã :: início ::
8 comentário(s):
  • Não se esqueçam de convencer também elefantes, rinocerontes e hipopótamos a saltar. É capaz de ajudar um bocado !

    De Anonymous Anónimo, em maio 21, 2005 10:15 da manhã  
  • E a tua opinião, qual é?

    De Anonymous Anónimo, em maio 21, 2005 6:14 da tarde  
  • Na minha opinião, será certamente um exercício eficaz... para eu, e todos os outros que irão participar, abater ligeiramente a barriga (é que estou mesmo a precisar!).
    Quanto à eficácia da acção, para desviar a órbita do planeta.... isso já é outra conversa...

    De Blogger JAM, em maio 21, 2005 8:13 da tarde  
  • Assim de repente... mas se toda a gente saltar ao mesmo tempo, os saltos de cada um anulam os saltos dos que estao nos antípodas, e o efeito é, rigorosamente, nenhum! Ok, isto seria se nao houvesse tanta água no meio dos continentes, mas mesmo assim, nao me parece nada que resulte.

    De Blogger snowgaze, em maio 21, 2005 10:24 da tarde  
  • Não saltam todos ao mesmo tempo.
    Cada pessoa que se inscrever terá que indicar o fuso horário onde vive. Com isso, ficará a saber a que horas terá que saltar.
    Não percebi muito bem o esquema, mas parece-me que deve ser qualquer coisa assim tipo Ola, das que se fazem nos estádios...

    De Anonymous Anónimo, em maio 21, 2005 11:39 da tarde  
  • A ideia tá engraçada, mas reparem, o total de 600 milhões de pessoas com uma média de 70 kg, representa 0,00000000000001% da massa da terra, ou seja nada. Depois (agora vou brilhar :)) há a 3ª lei de Newton, a força que os humanos aplicam na terra para saltar é a mesma que a terra aplica nos humanos (apenas os sentidos são contrários), acção vs reacção, depois actua a lei da gravidade que faz com que os dois corpos (o conjunto dos humanos e a terra) se voltam a encontrar, duas forças de igual intensidade, a mesma direcção e com sentidos convergentes anulam-se, ou seja zero. Por isso, dessa maneira, vamos ter que continuar na órbita de sempre...

    De Anonymous Anónimo, em maio 22, 2005 11:40 da manhã  
  • Já que a discussão tomou estas proporções científicas, só mais uma achega :
    Como a massa das pessoas que saltam já faz parte da massa da Terra, o efeito seria o mesmo que, quando viajamos de carro, empurrarmos com força no tablier para fazer com que o carro vá mais depressa.
    Para além disso, tanto quanto percebi, não são os saltos em si que vão fazer desviar a Terra, mas sim a energia sísmica provocada pelo tremor de Terra correspondente. Ora, mesmo que se conseguisse fazer saltar ao mesmo tempo um bilião de pessoas, o tremor de Terra correspondente não teria mais do que grau 5 na escala de Richter e terramotos desta magnitude acontecem aos montes, sem qualquer influência na órbita terrestre.
    Agora, se pensarmos que o tsunami, que foi provocado por um terramoto de grau 9, só conseguiu reduzir o tamanho do dia em 2,68 milionésimos de segundo...

    De Blogger JAM, em maio 22, 2005 10:44 da tarde  
  • Se 600 milhões de pessoas realmente saltarem no dia e hora marcados... convenço-me definitivamente de que é muito fácil manipular as pessoas e pô-las a fazer o quer que seja. 600 milhões de marionetas!

    De Anonymous Anónimo, em julho 20, 2006 11:18 da manhã  
Enviar um comentário