BRITEIROS: As italianas e as gregas na mó de baixo <$BlogRSDUrl$>








domingo, maio 22, 2005

As italianas e as gregas na mó de baixo

A igualdade entre os sexos é ainda uma realidade longínqua nos países do spaghetti e da mussaka. De acordo com um estudo promovido pelo World Economic Forum, as italianas e as gregas estão, em todo o mundo, no grupo das mulheres mais discriminadas em relação aos homens, tanto no trabalho como na vida social. Pior ainda que as zimbabweanas, as tailandesas e as sul-africanas.
O estudo tomou em consideração cinco critérios: a participação económica e a paridade dos salários entre os dois sexos; as possibilidades de acesso a todos os tipos de empregos; a representatividade no seio das estruturas decisionais dos diferentes países; o acesso à educação e, finalmente, a assistência na saúde e na maternidade. Em função destes parâmetros foi calculado o Gender Gap Index de cada país.
Como seria de esperar, nos cinco primeiros lugares estão os países nórdicos, Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Curiosamente, os vizinhos Letónia, Lituânia e Estónia juntam-se à tradição nórdica e também não estão nada mal posicionados. Quanto a nós, estamos em 23° na lista dos 58 países observados.

:: enviado por JAM :: 5/22/2005 09:33:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário