BRITEIROS: Ainda a greve da Justiça <$BlogRSDUrl$>








domingo, outubro 30, 2005

Ainda a greve da Justiça

Resposta ao João Pedro Delgado que fez o favor de comentar este meu post sobre a justiça portuguesa.
Caro João Pedro: Numa coisa, pelo menos, estamos de acordo: esta questão da justiça é, como todas as questões ligadas à organização e funcionamento da polis, uma questão política.
E, dado isto como assente, a nossa primeira reacção é de imediato atirar as culpas de tudo para cima dos políticos. Mas, meu caro, os políticos, efectivamente responsáveis pelo estado actual da polis, foram eleitos... por nós todos (incluindo os operadores de justiça). E se desde há 30 anos elegemos e voltamos a eleger sempre políticos da mesma cor (quando não é a mesma, é tão semelhante que nem se nota a diferença) só pode ser porque, lá no fundo, estamos satisfeitos com a actuação deles (podemos ser enganados de vez em quando, mas seremos assim tão idiotas que nos enganem sempre?...) ou, pelo menos, nos vamos acomodando à situação e tirando partido dela...
Obviamente que não sei qual tem sido o sentido do voto dos operadores judiciários, mas, e era aqui que eu queria chegar, insisto que não tenho noticia de que eles alguma vez se tenham rebelado e lutado (nomeadamente através de greves) para tentar modificar o estado calamitoso a que chegou a justiça portuguesa – incluindo aqui as condições de trabalho que afectam muitos deles e, no caso dos magistrados, as condições em que é aplicado o Direito, as quais afectam os utentes, que somos potencialmente todos nós.

Leia também Independência.

:: enviado por Manolo :: 10/30/2005 09:53:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário