BRITEIROS: O agricultor Alberto do Mónaco <$BlogRSDUrl$>








sábado, dezembro 17, 2005

O agricultor Alberto do Mónaco

Pode-se dizer o que se quiser sobre Chirac, o que não se pode dizer é que seja parvo. Ajudado por alguma inépcia inglesa, conseguiu pôr todos os países contra os ingleses (sobretudo os novos membros), fazer com que Blair aparecesse como o mau da fita e vai conseguir, provavelmente, diminuir o desconto britânico sem tocar na PAC.
Mais do que esta discussão de tostões – e, como se diz em português, casa onde não há pão ... – o que realmente se confronta são duas visões completamente distintas do que deve ser a UE. Ou melhor, uma visão e um olhar para o umbigo. A Inglaterra vê a UE como um grande mercado liberal baseado na tecnologia e nos serviços. É discutível mas é uma visão. A França oferece-nos a visão estratégica para a Europa de reduzir o IVA dos seus restaurantes para 5% e manter a PAC intocável. Convenhamos que é curto para encetar uma discussão.
Pondo agora de lado o IVA dos restaurantes que só diz respeito aos franceses – embora ainda não tenham conseguido explicar como é que vão compensar a perda de receitas par poder cumprir o Pacto de Estabilidade – será realmente razoável manter a PAC como está?
É verdade que a PAC contribuiu para manter uma produção agrícola na Europa e alguma beleza na paisagem, mas a que preço e em beneficio de quem?
Será realmente razoável que a PAC gaste 40% do orçamento europeu (80 biliões de euros) quando emprega 5% da população activa e representa 1,6% do produto interno da UE?. Será razoável que os grandes beneficiários sejam as empresas agro-alimentares e as grandes explorações? Alguém pode entender que uma política de subsídios cega permita que na lista de subsidiados apareça gente como o Príncipe Alberto do Mónaco (300000€ em 2004 porque possui terras no norte de França) ou a Rainha de Inglaterra (592000€)? E, finalmente, será normal que o Sr. Chirac, que tanto parece querer lutar pelo combate à fome nos países pobres, se agarre a uma PAC que coloca produtos agrícolas (subsidiados) em África mais baratos do que os produzidos localmente, impedindo qualquer produção local e obrigando as populações a emigrar?

:: enviado por U18 Team :: 12/17/2005 12:08:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário