BRITEIROS: A cadeira de Guantanamo <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, março 09, 2006

A cadeira de Guantanamo

Oficialmente chama-se “Emergency Restraint Chair”. Graças a ela, os médicos militares americanos conseguem inviabilizar qualquer tentativa de greve de fome em Guantanamo. Os advogados do iemenita Mohammed Bawazir já pediram à justiça a sua interdição, alegando que se trata de uma forma de tortura. Também o kwaitiano Fawzi al-Odah deu uma entrevista exclusiva à BBC na qual conta ter sido vítima de idênticos actos de tortura.
O detido é amarrado na cadeira enquanto é alimentado à força. Depois, deve manter-se sentado enquanto durar a digestão. Assim, não terá oportunidade para vomitar o que foi forçado a ingerir. O fabricante recomenda que não se deve deixar o prisioneiro mais de duas horas sentado na cadeira. Por isso, é preciso agir depressa. São usados tubos, o mais grossos possível, para fazer passar o máximo de líquido. Esses tubos são enfiados pelo nariz e pela boca.
As autoridades garantem que a cadeira não foi desenhada com o propósito de torturar os detidos, mas apenas para assegurar o seu conforto e protecção. Em meados de Janeiro, estavam vinte presos em greve de fome. Em 9 de Fevereiro, já eram só quatro.

:: enviado por JAM :: 3/09/2006 11:29:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário