BRITEIROS: Dias internacionais <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, março 09, 2006

Dias internacionais

Devo confessar que quando cheguei ontem ao emprego e um amigo me perguntou se não tinha escrito nada sobre o dia internacional da mulher, fui apanhada desprevenida porque na verdade me tinha esquecido do acontecimento.
Quando ao fim do dia acompanhei o meu filho à lição de piano, a professora, que é Bielorussa, deu-se ao trabalho de me explicar a importância que tem este acontecimento na Bielorrússia. Segundo me disse é um acontecimento nacional e todos os rapazes nas escolas oferecem flores e postais às raparigas e às professoras e o mesmo se aplica em casa e nos locais de trabalho. E parece até que é um acontecimento sem conotações políticas (segundo a professora de piano), mas também não me ocorreu perguntar-lhe desde quando existe esta «tradição» na Bielorrússia. Se existe desde os tempos da União Soviética não sei muito bem como interpretar esta suposta falta de conotação política.
Occorreu-me nesse momento que devia ter lembrado estas boas práticas ao meu amigo que me lembrou que era o dia internacional da mulher, mas se esqueceu de me oferecer as flores !!
Brincadeira à parte, não consigo deixar de pensar que todos estes dias internacionais disto e daquilo são apenas oportunidades comerciais e perderam por isso qualquer outro sentido que possam ter tido inicialmente. Para mim haveria apenas um dia internacional que teria sentido criar e do qual ainda ninguém se lembrou : o dia internacional do ser humano que deveria ser festejado 365 dias por ano.

:: enviado por Anónimo :: 3/09/2006 08:36:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário