BRITEIROS: O fim de um tirano <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, abril 03, 2006

O fim de um tirano

Milosevic morreu, viva Charles Taylor! O ex-presidente liberiano formado nos Estados Unidos, que, depois de ter desencadeado o inferno no seu país, se fez pagar em diamantes para armar os rebeldes da Serra Leoa, dormiu a sua segunda noite na prisão. É provável que o seu processo tarde a arrancar e poderá mesmo ser transferido para Haia, para evitar surpresas, tão naturais nesta instável região de África. Ficará certamente menos instável após esta captura, que poderá servir para transformar a Serra Leoa e a Libéria em lugares muito mais esperançosos.
Charles Taylor é o homem que criou, nesses dois países, exércitos de crianças — rapazes e raparigas — raptadas, escravizadas, violadas, mutiladas, forçadas a drogar-se e a usar a kalachnikov para atacar as suas próprias aldeias e matar os seus próprios pais de modo a tornar impossível qualquer deserção ou regresso.
A captura de um dos chefes de guerra mais sanguinários de África serve assim para alertar que a impunidade também tem limites nesta parte mundo, onde milhões de inocentes continuam a ser vítimas de semelhantes tiranos.

:: enviado por JAM :: 4/03/2006 08:11:00 da manhã :: início ::
3 comentário(s):
  • Não tinha ideia que esse individuo assumisse essa tão terrivel faceta. Julgava que se trataria de mais um fantoche africano a mando da América.

    De Blogger Joaquim Baptista, em abril 03, 2006 4:12 da tarde  
  • A ligação do nome de Milosevic a esta notícia é só para fazer um frete à NATO e à social-democracia, não é? Só pode ser.

    De Anonymous Anónimo, em abril 03, 2006 8:44 da tarde  
  • Olá,

    Ao ler este post lembrei-me de um livro que li há alguns anos, Allah n'est pas obligé...falei dele lá no meu blog e citei este post, copiei um pedaço do seu texto, tomando o cuidade de colocar os links. Está bem?
    Abraços
    Leila

    De Blogger Leila Silva, em abril 09, 2006 3:56 da manhã  
Enviar um comentário