BRITEIROS: Porque o H5N1 não se transmite de homem para homem <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, abril 04, 2006

Porque o H5N1 não se transmite de homem para homem

Num artigo de 23 de Março, a revista Nature explica o mecanismo que impede (por enquanto) que a gripe aviária se converta numa pandemia humana. Há mais de dez anos que extermina aves domésticas e selvagens, mas a OMS fixou hoje em 107 o número confirmado de pessoas mortas pela estirpe H5N1 do vírus.
Ao tentar descobrir as barreiras moleculares que impedem a transmissão inter-humana do vírus da gripe das aves, uma equipa americano-japonesa de biólogos, constatou que os vírus gripais humanos e aviários não se fixam nas mesmas regiões do aparelho respiratório.
Contrariamente às estirpes “humanas”, como a H1N1 ou a H3N2, que podem multiplicar-se nas células do aparelho respiratório superior (faringe, nariz, brônquios), o vírus da estirpe H5N1 infecta apenas as células dos alvéolos, em plenos pulmões. Presentes em grande quantidade nas secreções mucosas, os H1N1 e H3N2 são disseminados como um aerossol pela tosse e pelos gafanhotos, sendo depois aspirados por outras pessoas. O mesmo parece não acontecer com o H5N1 que permanece prisioneiro dos tecidos alveolares.
Para poder infectar o homem, o vírus aviário terá que atingir os alvéolos pulmonares. É difícil, é certo, mas é também por isso que é perigoso manter um contacto prolongado com aves infectadas.

:: enviado por JAM :: 4/04/2006 08:33:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • O H5N1 há mais de 10 anos que extermina aves domésticas e selvagens. Esta é uma verdade...
    O Tamiflu - oseltamivir phosphato - tem sido apresentado, ao Zé Povinho, como uma droga maravilhosa para curar a dita "gripe das aves". Alguns governantes,inteligentes como sempre, caíram na esparrela e ...vá de comprar quantidades enormes desta droga.
    Mas...será que cura alguma coisa? A classe médica tem dúvidas e grandes dúvidas!!!
    Certo é que oa droga é comercializada pelos Laboratórios Roche, que comprou a patente à GILEAD, que teve como chairman o sr. Donald Rumsfeld http://www.defenselink.mil/bios/rumsfeld.html.
    E esta...!!!

    De Anonymous Anónimo, em abril 04, 2006 3:48 da tarde  
Enviar um comentário