BRITEIROS: Perros locos, turistas y fumadores <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, setembro 26, 2006

Perros locos, turistas y fumadores

Uma parte das férias foi passada na Espanha profunda, país que, como sabemos, aderiu recentemente à cruzada anti-tabaco (não sou menos que um Iman e também tenho direito a utilizar a palavra cruzada). No comments. Cada um decide as leis que lhe aprouverem e não sou eu, fumador moralmente desprezível e potencial assassino passivo, quem vai criticar as leis de um país soberano e de quem nem sequer sou súbdito.
Graças a esta nova lei espanhola, acabei por passar uma boa parte do meu tempo à porta de hotéis e restaurantes. Não deixando de ser agradável do ponto de vista do convívio social, torna-se um pouco menos interessante quando estão 45 graus à sombra e as portas dos ditos estabelecimentos tenham tendência para estarem viradas para o sol.
Atenção! Nada de confusões, não me estou a queixar. Sendo, repito, um ser desprezível de quem nem sequer o Serviço Nacional de Saúde se deveria ocupar, só tive o que merecia e até tinha alternativas.
Há agora em Espanha dois tipos de restaurantes: uns, a que vou chamar normais à falta de melhor definição, a quem a lei exige salas separadas para fumadores e não fumadores com duas (!?) portas de separação, ventilação, consentimento dos empregados e do cão, cartazes a desencorajar o fumo e não sei que mais. Claro que em todos é proibido fumar. E existem os outros que ostentam um belo cartaz, geralmente escrito à mão, com os dizeres “aquí se permite fumar”. Convencidos de que se encontrou um oásis de tolerância, olha-se para dentro percebe-se porque é que o legislador não os abrangeu: a julgar pelo aspecto geral da casa e dos frequentadores, não creio que seja o tabaco que os vai matar. Preferi os 45 graus à sombra. Mal por mal, antes ir morrendo devagarinho com o cigarro que morrer de imediato com um granizado feito à base de óleo para tractores.
Já me alonguei demais sobre as mágoas de um fumador. Na verdade, só queria chamar a atenção para uma nova realidade espanhola que pode confundir os mais desprevenidos: quando aí pelas 4 da tarde (que é quando os espanhóis acabam de almoçar) virem sair metade dos clientes do restaurante, não pensem que estão a tentar não pagar a conta. Podem encontrá-los à porta com uma mão no cigarro e outra a proteger os olhos.
E quando vos perguntarem quem anda pelas ruas de Espanha quando a temperatura ronda os 45 graus à sombra, poderão responder: “perros locos, turistas y fumadores”.

:: enviado por U18 Team :: 9/26/2006 10:36:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário