BRITEIROS: Inveja ou raiva? <$BlogRSDUrl$>








domingo, outubro 08, 2006

Inveja ou raiva?

O que mais me deu que pensar na ultima reunião do Compromisso Portugal não foram as suas conclusões – todo um programa de rapina ao Estado – foi uma frase de um dos nossos empresários modelo que não sendo original caía bem no contexto. Passo a citar de cor: “Nos EUA quando alguém vê passar um Rolls Royce diz: um dia hei-de ter um igual, em Portugal diz: um dia pode ser que fiques sem ele”.
Não sei porquê fiquei a matutar na frase. Será que o povo português é assim tão mesquinho e invejoso que não possa aceitar o sucesso social e económico de um seu compatriota?
Não me parece. A notícia do Correio da Manhã de hoje sobre o aumento do número de empresas que não paga impostos ajudou-me a perceber.
O que me parece é que nos EUA ao ver passar um bom carro haja fortes possibilidades de ele ter sido adquirido em resultado de três empregos, uma ideia de sucesso ou um risco empresarial. Em Portugal há fortes possibilidades de ter sido adquirido por fuga aos impostos, desvios de subsídios do Estado ou outra trafulhice qualquer.

:: enviado por U18 Team :: 10/08/2006 04:51:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário