sábado, dezembro 30, 2006
Fantochada contra a Humanidade
A “justiça dos vencedores” enforcou Saddam Hussein por um dos seus crimes menores — o massacre de 148 civis xiitas, em 1982, em Dujail — classificando-o de crime contra a Humanidade. Foi, na verdade, um crime detestável, mas chamar-lhe crime contra a Humanidade é pura achincalhação do conceito. Não é preciso ser-se jurista para se perceber que, em Dujail, o objectivo não foi exterminar por razões de raça, de religião, nem de ideais políticos.
Imagina-se também que havia muita gente interessada em que não houvesse julgamento para os outros crimes maiores de Saddam — esses sim mais claramente contra a Humanidade — nos quais centenas de milhares de curdos e de árabes xiitas foram alvos de campanhas de gaseamento e de repressão sangrenta, ordenadas pelo ditador iraquiano, com a conivência e a ajuda de ilustres políticos ocidentais. Com a execução de hoje, os familiares dessas centenas de milhares de vítimas perderam para sempre a possibilidade de verem ser feita justiça.
Saddam Hussein merecia ter sido julgado como qualquer ser humano merece ser julgado. Diziam os romanos que é a aplicação do Direito que diferencia os homens dos animais.
Parece mentira que a civilização que defendemos corra tão precipitadamente para o passado.
:: enviado por JAM :: 12/30/2006 01:19:00 da tarde ::


3 comentário(s):
-
Afinal de que falamos quando falamos em democracias ocidentais?De , em dezembro 30, 2006 2:36 da tarde
Morte à Pena de Morte! -
E fazer o paralelo com fim do Pinochet? Só mostra a vergonha que é a policita internacinal.De , em dezembro 30, 2006 5:09 da tarde
http://ozeca.blogspot.com/2006/12/o-fim-de-dois-ditadores.html -
Estão tão preocupados com o Pinochet que já morreu, preocupem-se antes em julgar o Fidel Castro que ainda está vivo.De Suevo, em dezembro 31, 2006 1:59 da manhã