BRITEIROS: I feel good <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, dezembro 25, 2006

I feel good



Morreu o James Brown.

Vão morrendo os amigos. Este Natal fiquei a saber que morreu a minha amiga Maria Aurélia Carneiro, professora e autora de raro talento, era uma mulher de fino trato e inteligência suave e perspicaz. Vou ter saudades. Lembro-me de uma reunião, há já muitos anos, quando a ideia de avaliação por guião e grelhas com cruzinhas era a última moda na Inspecção Geral, da Maria Aurélia a contrapor que era de tal complexidade a acção dum professor que não se compadecia com grelhas de tem não tem, é não é. O inspector, um grande amigo, lá ia defendendo essas modas novas daquela gente que achava que até um inspector de automóveis ou de finanças poderia inspeccionar um professor. A Maria Aurélia terminou: " Pois é, como não temos grelhas à medida das pessoas havemos de ter pessoas à medida das grelhas"

Tive também conhecimento da morte do meu grande professor de Inglês e de Português, o Dr. Abel. Era assim mesmo, sem apelido, que Dr. Abel havia só aquele, o nosso... Durante toda uma carreira foi uma luz brilhante de simpatia e de extremo rigor, qualidades que compatibilizava com um trato muito afável e voz sempre baixa. "Não fizeste os trabalhos de casa? Não estás em condições de assistir à minha aula." E lá saía com falta impossível de justificar o desleixado que aprendia logo a lição. Até porque poucas faltas nos chumbavam e visitar a directora do Externato de S.Paulo, em Alpiarça, Senhora Dona Maria Helena (era no tempo em que uma Senhora Dona valia mais que uma Senhora Doutora), era coisa temida por todos...

"Adam and Eve had two sons. Cain and Abel. Abel had two sons, Cain had none. Why?
.
.
.
Because Cain wasn't Abel"

Era a sua anedota, assim nos mostrava que estudar inglês não era só saber todos os verbos e toda a gramática e todas as expressões idiomáticas e decorar que "The tower of London stands on the North bank of the river Thames...."

Tarde demais, aqui lhes agradeço o privilégio que foi terem gostado de mim e sido meus amigos.

:: enviado por RC :: 12/25/2006 12:21:00 da tarde :: início ::