BRITEIROS: O choque de civilizações <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, abril 06, 2007

O choque de civilizações

Durante a inenarrável conferência de imprensa em que o presidente iraniano anunciou a libertação dos soldados britânicos, proferiu duas ou três frases que merecem alguma atenção. A meio da esperada arenga contra o imperialismo e a arrogância inglesas, criticou a Inglaterra por ter uma mulher, esposa e mãe, em zona de combate. E acrescentou que não compreendia.
No mundo ocidental também há quem não compreenda e também há quem critique a presença de mulheres nos exércitos, como ainda há quem pense que certas actividades deveriam ser vedadas a mulheres. Em suma, também há quem pense como o Sr. Ahmadinejad. É o direito de ter opinião.
Só que, em paralelo com este direito de opinião, também há o direito de pessoas como Faye Turney fazerem as sua próprias escolhas. A soldado britânica pôde escolher entre ter uma actividade profissional qualquer ou ser soldado – o que incluía a possibilidade de ser enviada para uma zona de guerra – pôde escolher se queria ter um filho apesar de ser soldado e até pode escolher se quer usar um lenço na cabeça ou não (ao contrário de todas as mulheres presentes na conferência de imprensa, onde nem uma tinha a cabeça destapada).
Esta ideia de poder de decisão individual das mulheres é algo que o Sr. Ahmadinejad jamais poderá compreender.

Etiquetas:


:: enviado por U18 Team :: 4/06/2007 02:31:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário