BRITEIROS: Dez anos de socialismo descafeinado <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, junho 27, 2007

Dez anos de socialismo descafeinado

Durante os dez anos em que Tony Blair esteve no poder, o nível da riqueza do Top1000 britânico aumentou 263 %, tendo passado de 99 para 360 mil milhões de libras. Razões: a ascensão de Londres à categoria de capital financeira mundial, o boom imobiliário e a chegada de hordas de ricos vindos de toda a parte do mundo. Graças à regra do “não-domicílio” — uma lacuna jurídica do tempo do Império — a Grã-Bretanha é um destino muito interessante para os milionários estrangeiros, isentos de impostos sobre os rendimentos gerados no estrangeiro.
Do Top10 das grandes fortunas britânicas, sete são estrangeiras, com o indiano Lakshmi Mittal e o russo Roman Abramovitch à cabeça, respectivamente com fortunas estimadas em 19,2 e 10,8 mil milhões de libras. Mas os súbditos de Sua Majestade não se ficam atrás, no que toca à protecção das respectivas fortunas das garras do fisco: o imperador da moda Philip Green (sétimo da lista) consegue-o por ter estabelecido a residência principal no Mónaco, enquanto que Sir Richard Branson (número 11) deposita grande parte dos seus rendimentos nas ilhas Virgens, o que lhe garante algumas poupanças nos impostos. Em 1994, Gordon Brown — então na oposição — tinha prometido acabar com essas isenções fiscais se os trabalhistas chegassem ao poder.

Dois anos depois de ter chegado ao poder, Tony Blair estabeleceu como grande meta reduzir a pobreza dos menores britânicos «para metade até 2010» e de a «erradicar até 2020». Partindo do triste recorde europeu de 4,4 milhões de jovens pobres (um em cada três), herdado da era Thatcher-Major, o melhor que o Labour conseguiu fazer foi tirar 600 mil menores da miséria, graças à criação do salário mínimo e a alguns benefícios fiscais aos mais desfavorecidos, mas a tendência inverteu-se pela primeira vez no ano passado.
Após dez anos de socialismo descafeinado, 3,8 milhões de menores continuam a viver abaixo do limiar da pobreza. Gordon Brown prometeu consagrar-lhes mil milhões de libras suplementares no orçamento de 2007 mas, segundo os especialistas, seria preciso quatro vezes mais para atingir o objectivo prometido por Blair.

Etiquetas:


:: enviado por JAM :: 6/27/2007 09:06:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário