BRITEIROS: News of Europe/Gazette de Bruxelles/Brüssel Zeitung, 2 de Novembro 2015 <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, novembro 02, 2007

News of Europe/Gazette de Bruxelles/Brüssel Zeitung, 2 de Novembro 2015

Como os eleitores só são sábios nas declarações de quem é eleito e já não são assim tão sábios para que lhes perguntem se estão de acordo com um modelo de União Europeia que meia dúzia decidiram, creio que já todos percebemos que não haverá referendos para ratificar o novo Tratado Europeu ou haverá referendos onde se tiver a certeza que o resultado seja conveniente. Isto significa que, queiramos ou não, teremos que viver com este Tratado pelo que o melhor será começarmos a interessar-nos pelas suas consequências. O que vai mudar, o que fica na mesma, o que ganhamos e o que perdemos.
Alguns dizem que é a Constituição menos a bandeira e o hino. Outros afirmam ser a Constituição simplificada. Outros ainda defendem que é apenas um texto técnico sobre o funcionamento das Instituições Europeias. Sócrates e Barroso afirmam ser um Tratado histórico para fazer avançar a Europa.
Tudo isto faz com que seja difícil perceber como irá ser o nosso futuro. Por isso, e estando fora de questão a leitura do texto (nisso todos parecem estar de acordo: é uma grandessíssima pastelada), resolvi escolher o caminho da facilidade e ir procurar nos jornais do futuro o que realmente pode mudar e o que ficará na mesma. Este foi o primeiro que encontrei. Obviamente, não vos vou dizer como o consegui. [aqui]

Etiquetas:


:: enviado por U18 Team :: 11/02/2007 01:51:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário