BRITEIROS: "É proíbido fumar..." <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, janeiro 08, 2008

"É proíbido fumar..."


Eu tinha para mim que dificilmente alguma coisa mais me espantaria neste país.
Eis senão quando, entra o novo ano e com ele rebenta a bernarda dos fumadores.
É ver, por exemplo, as colunas de Miguel Sousa Tavares e de Daniel Oliveira (BE) no Expresso do passado sábado. O artigo de M. S. T. tem o seguinte titulo: “2008: ano do terror”.
Estamos a falar de quê? Da eminência do ressurgimento mundial do nazismo? Da possibilidade de mais atentados terroristas tipo 11 de Setembro? De outros genocídios no horizonte? Da previsão de catástrofes naturais tipo tsunami?
Não. Estamos a falar de uma lei portuguesa que obriga os fumadores a respeitarem os não fumadores. Tão só. E no entanto…
Não me lembro de que algum destes paladinos da “liberdade individual” alguma vez se tenha preocupado com a liberdade individual dos não fumadores, com o direito destes a não serem, em todos os lugares públicos fechados e a todo o instante, obrigados a fumar passivamente. Os direitos não são os mesmos? Será que quem não fuma sofre (ou sofria até aqui) de alguma “capitis diminutio”?
Num país com problemas tão graves como a falta de perspectivas para o futuro, um desemprego que não baixa e uma precaridade assustadora no emprego, uma educação que se arrasta pelas ruas da amargura, um SNS em vias de extinção, uma justiça que tarda... e falha (e quase sempre é de classe), neste país virem-nos dizer que vem aí o fim do mundo porque, a partir de 1 de Janeiro deste ano, os fumadores “só” podem fumar em suas casas ou em locais ao ar livre, é, no mínimo, estarem a brincar com coisas sérias.
O que vale é que também ao fumo o vento o há-de levar.

:: enviado por Manolo :: 1/08/2008 10:22:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário