BRITEIROS: Os Estábulos de Áugias <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, janeiro 17, 2005

Os Estábulos de Áugias

"Em tempo de guerra, a corrupção não pode ter nem uma só hora de paz."

A net é como as cerejas, lê-se o Causa Nossa, daí passa-se ao DN, mais tarde espreitam-se os "feeds" que nos dão as novecentas e tal notícias do dia. No Iraque continua a campanha e morreu mais gente, um arcebispo católico foi raptado (enquanto escrevia estas palavritas as notícias subiram para mil e trinta e três) e o mundo continua a girar. Mas esta ideia de que a corrupção é boa parte das causas do nosso atraso, agrada-me. Por isso, e não tendo preguiçosamente colaborado nas Novas Fronteiras, pensei que não valia a pena, mas posso estar enganado, aqui vai o meu contributo para o pensamento de campanha.

Combater a corrupção e o compadrio na administração pública é definir claramente o que caracteriza um lugar de confiança política.

Na nossa opinião, deviam ser caracterizadas como tal, tão somente aquelas posições que implicam a decisão enformada pela postura ideológica ou filosofia ganhadoras nas eleições.

Todos os lugares que implicam a aplicação e a decisão com base em parâmetros técnicos e profissionais deveriam ser de nomeação definitiva. Os secretários dos ministros no Reino Unido são funcionários públicos em topo de carreira e não é por isso que não podem desempenhar correctamente as suas funções e executar correctamente as políticas, independentemente de ministros ou partidos no poder.

Deveriam ser pura e simplesmente abolidas as figuras de mobilidade, como sejam a comissão de serviço, o destacamento e a requisição. Isto, para que um pé lá e outro cá não fosse possível. O trabalho sem rede aguça os espíritos, não é verdade?

:: enviado por RC :: 1/17/2005 08:24:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário