BRITEIROS: Um presidente pirómano <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, janeiro 21, 2005

Um presidente pirómano

“Pelos nossos esforços, acendemos um fogo. Um fogo no espírito dos homens. É um fogo que aquece todos aqueles que sentem o seu calor. É um fogo que queima todos os que combatem a sua progressão e, um dia, este fogo indomável da liberdade ganhará os recantos mais sombrios do nosso mundo”.

Foi com estas palavras que começou ontem, ao meio-dia, o discurso de investidura de George W. Bush, como 43.° Presidente dos EU. Um discurso que continha quarenta e uma vezes a palavra liberdade, mas nenhuma vez a palavra Iraque.
Corado de prazer e de olhos cintilantes de emoção, Bush foi aclamado pelos curiosos sob um imponente fogo de artifício. Sessenta milhões de dólares transformados em fumo festivo. O texano habituado a apresentar-se como um tipo modesto, cedeu desta vez aos prazeres da majestade.
Mas os americanos não pareceram ter partilhado o seu prazer. É um facto que, normalmente se trata de uma cerimónia adorada por todos, símbolo da reconciliação após a batalha eleitoral. Desta vez, uma sondagem do Washington Post revela, no entanto, que dois terços dos americanos teriam preferido uma cerimónia mais modesta.
A guerra no Iraque não é popular e Bush não inicia o seu segundo mandato nas melhores condições. É certo que dispõe de um apoio confortável no Congresso, mas o seu apoio na opinião pública é frágil, se comparado àquele de que dispunham Bill Clinton ou Ronald Reagan nos respectivos segundos mandatos.

Só o nosso cronista-mor, não viu nada disto...


:: enviado por JAM :: 1/21/2005 01:37:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • A opinião pública em geral, e a americana em particular, têm razões para começar a preocupar-se muito seriamente. Bush já deu provas de que é perigoso; e um Afeganistão como se vê e um Iraque sem solução digna à vista, podem levar este homem`a um processo de "fuga para a frente" com consequências imprevisíveis.

    De Blogger pindérico, em janeiro 21, 2005 4:41 da tarde  
Enviar um comentário