BRITEIROS: « Le scandale » <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, fevereiro 28, 2005

« Le scandale »

Para além da farsa de um ministro que se afundou numa espiral de desculpas e de revelações, a história do Ministro da Economia e das Finanças do governo francês, Hervé Gaymard, dá um duro golpe na classe política da França, que considera normalmente o serviço nas altas funções do Estado como a garantia de privilégios para toda a vida.
O escândalo rebentou com a noticia do jornal sensacionalista “le Canard enchaîné” sobre os dois apartamentos, de 300m2 cada, alugados pelo ministro para instalar a sua numerosa família (oito filhos) na avenue Montaigne (uma das perpendiculares mais chiques dos famosos Champs-Elysées), por uma renda total de 14 mil euros mensais. Pagos pelo Estado francês.
Jacques Chirac vai agora ter que apaziguar o pânico criado no seu governo, após a demissão do seu protegido, ao mesmo tempo que lança a campanha nacional para o referendo à Constituição europeia. Um mau concurso de circunstâncias, pois se os eleitores franceses já estavam, há muito tempo, de pé atrás em relação à sua classe política, estão agora mais do que nunca descontentes, após a terceira demissão de um Ministro da Economia no espaço de um ano.


:: enviado por JAM :: 2/28/2005 11:15:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário