BRITEIROS: Os recursos do planeta esgotam-se rapidamente <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, abril 01, 2005

Os recursos do planeta esgotam-se rapidamente

Dentro de trinta a quarenta anos, o bem-estar do homem estará seriamente ameaçado. Esta alarmante constatação é o resultado dum trabalho monumental, realizado durante quatro anos, à escala planetária e sob a égide da ONU, por 1360 especialistas de 95 países. Trata-se do Millennium Ecosystems Assessment (Avaliação dos Ecossistemas para o Milénio).
Conclusões: os homens modificaram os ecossistemas mais rapidamente e mais profundamente ao longo dos últimos cinquenta anos do que em qualquer outro momento da História. Foram postas mais terras em cultura desde 1945 do que durante os séculos XVIII e XIX juntos. Mais de metade dos adubos sintéticos (que existem desde 1913) usados na agricultura foram usados a partir de 1985.
É certo que estas mudanças dos ecossistemas permitiram aumentar o bem-estar humano. Mas o preço a pagar é elevado. As culturas, a criação de gado e a aquacultura aumentaram espectacularmente, acompanhando o crescimento demográfico, mas, apesar de tudo, são insuficientes para acabar com a fome no mundo.
Esta degradação vai agravar-se nos próximos anos e vai certamente impedir a realização dos objectivos do milénio, adoptados pela ONU em 2000, que visam reduzir para metade o número das pessoas que sofrem de fome, até ao ano de 2015.
No entanto, a conclusão final traz uma nota de optimismo: as mudanças importantes de políticas e práticas podem ainda alterar esta tendência. A Organização Mundial do Comércio, por exemplo, deveria analisar os resultados desta avaliação, para melhor decidir sobre as questões de desenvolvimento, ligando-as à gestão da natureza e dos ecossistemas. Mas, este alerta destina-se sobretudo à sociedade civil, que poderá – e deverá – fazer pressão sobre os governos, à escala mundial.
Ou seja, o futuro está nas nossas mãos.

:: enviado por JAM :: 4/01/2005 11:39:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • bom blogue. surprendeu-me pela qualidade. cheguei aqui via blasfemias prque 1 de voçes foi lá espetar uma farpa.
    e tambem gostei dos posts. continuem...

    De Anonymous Anónimo, em abril 01, 2005 1:00 da tarde  
Enviar um comentário