BRITEIROS: Quem está bem também se muda <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, setembro 15, 2005

Quem está bem também se muda

No país mais rico do mundo, a oposição de esquerda ganhou as eleições legislativas de 12 de Setembro, com uma maioria absoluta de 88 lugares dos 169 do Parlamento. O Partido Trabalhista de Jens Stoltenberg concorreu coligado com o Partido Centrista e com a Esquerda Socialista, uma coligação inédita, vermelha e verde. A base do programa: relançar a economia à custa do Estado-providência, canalizando os enormes recursos financeiros oriundos da exploração petrolífera para áreas como a educação, saúde ou o apoio à terceira idade.
Os socialistas de esquerda (SV) consideram, no seu programa, que os Estados Unidos constituem a principal ameaça à paz mundial e são tradicionalmente contra a NATO – de que a Noruega é membro – e contra a União Europeia – da qual não é membro. Após dois fracassos nos referendos de 1972 e 1994, a questão duma nova candidatura à UE não deverá colocar-se durante a próxima legislatura de quatro anos. O SV opõe-se também à construção de centrais térmicas a gás, por serem poluentes, e à prospecção de petróleo nas águas ecologicamente frágeis do Mar de Barents, no extremo Norte, duas posições com as quais os trabalhistas não concordam. Seja como for, o programa do novo governo norueguês vai ter que sair do entendimento dos três aliados da esquerda.


Ao centro, o futuro Primeiro Ministro trabalhista, Jens Stoltenberg; à direita, Aslaug Haga, presidente do Partido Centrista; à esquerda, Kristin Halvorsen, presidente da Esquerda Socialista


:: enviado por JAM :: 9/15/2005 08:36:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário