BRITEIROS: O Tio Patinhas da Europa <$BlogRSDUrl$>








sábado, dezembro 17, 2005

O Tio Patinhas da Europa

Tony Blair prometeu-nos a esperança no seu discurso de há seis meses no Parlamento europeu, em que seduziu os eurodeputados ao fazer soprar sobre esta Europa avariada uma brisa de dinamismo e de paixão. Muito firmemente, tinha apelado à modernização da União e a uma reflexão sobre o seu modelo social, dizendo-se atento às preocupações dos cidadãos europeus. As suas palavras agradaram. Deixaram a impressão de que seria desta que a Europa ronronante ganharia uma nova ambição à altura dos seus sonhos.
Todos aqueles que foram conquistados pelos cantos da sereia do primeiro ministro britânico estão hoje totalmente desiludidos. Em seis meses, nenhuma impulsão digna desse nome foi incutida pela presidência britânica, nenhuma iniciativa séria foi lançada, nenhuma ideia nova foi proposta.
O acordo sobre o orçamento, arrancado a ferros esta madrugada, foi apenas a excepção que confirmou a regra. Muita retórica, muito palavreado, mas nem Blair nem os seus ministros fizeram as tão necessárias mudanças que tanto nos prometeram em Junho.

:: enviado por JAM :: 12/17/2005 12:33:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário