BRITEIROS: O triunfo de Lula <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, outubro 30, 2006

O triunfo de Lula

Ricardo Guedes, o prestigioso comentador político responsável da Sensus, um dos maiores institutos de sondagens brasileiros, explicava, dois dias antes da segunda volta, porque é que Lula iria ganhar: “É uma eleição definida e o factor determinante para a provável vitória do presidente [Lula] é a melhoria das condições de vida da população”.
Foi esse o grande argumento que fez com que Lula fosse eleito ontem por uma esmagadora maioria de votos. Para trás ficou todo um chorrilho de denúncias de corrupção ― a grande maioria confirmadas ― de um governo que só conseguiu manter a cabeça levantada porque entretanto as renúncias e as demissões, por actos irregulares no maneio dos fundos públicos, desfalcaram o elenco de “maior confiança” do Presidente. Mas Lula conseguiu salvar a sua imagem ou, pelo menos, a sua gestão foi tão favorável que superou as sombras da corrupção.
Agora, vai iniciar um novo mandato, com uma bagagem de experiência suficiente para evitar os erros do passado e poder concentrar-se sobre o que fez de bom e optimizá-lo. E, quanto mais depressa conseguir consolidar o plano interno, mais tempo vai ter para tentar recuperar a liderança perdida ― ou pelo menos disputada ― no contexto regional, em competição com Hugo Chavez e com a sua superabundante carteira de petrodólares. Essa tarefa aparece como a mais difícil, embora não impossível. O Brasil deve procurar restabelecer o equilíbrio, para não deixar agravar as assimetrias. Perdeu-se demasiada credibilidade na corrida económica e comercial comum, por entre o apetite político de Chavez e a arrogância de Kirchner.
O triunfo de Lula é pois, não só um triunfo da ordem e progresso dos brasileiros mais desfavorecidos, mas também um triunfo em prol do progresso dos outros movimentos sociais na América Latina.

:: enviado por JAM :: 10/30/2006 10:04:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
Enviar um comentário