BRITEIROS: A nova ponte entre o ocidente e o mundo árabe <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, novembro 15, 2006

A nova ponte entre o ocidente e o mundo árabe

Digno de regozijo! A indomável Al-Jazeera lançou hoje o seu canal em língua inglesa. À conquista do mercado ocidental, dos muçulmanos asiáticos ― que, na sua maioria, não falam árabe ― e também da segunda geração de imigrantes na Europa e nos Estados Unidos. Uma verdadeira ponte entre árabes e ocidentais, numa época em que a comunicação entre esses dois mundos é tão difícil quanto necessária.
No mesmo tom de regozijo, o Guardian salienta que, num mundo mediático fortemente censurado, a Al-Jazeera conseguiu responder ao desejo de uma voz árabe livre, uma característica que lhe propiciou uma enorme audiência. A forma como fez a cobertura das guerras no Afeganistão e no Iraque permitiu aos arabófonos do mundo inteiro seguirem uma informação diferente ― mesmo se, por vezes, provocante ― daquela a que estavam habituados com os jornalistas que acompanham os militares ocidentais. Muito embora na versão inglesa a Al-Jazeera deva provavelmente ter que ajustar alguns pontos, como por exemplo o uso de termos como “terroristas” ou “mártires”.
Mas é pouco provável que a cadeia abandone o seu tom ou se afaste da sua perspectiva árabe que tanta polémica tem causado, tanto com os regimes árabes, como nos Estados Unidos ― onde, segundo o Washington Post, a chegada da Al-Jazeera English foi acolhida com tanta frieza que nenhum dos principais distribuidores de televisão por cabo lhe deu o acordo para a difusão das emissões.


:: enviado por JAM :: 11/15/2006 08:31:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário