BRITEIROS: Campanha para a ilegalização do tabaco <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, junho 29, 2007

Campanha para a ilegalização do tabaco

O Parlamento aprovou ontem a nova lei anti-tabaco. Como a lei aprovada é ligeiramente menos repressiva que o projecto de lei, os zelotas do costume já começaram a protestar (desconfio que é gente castrada e que não tem mais nada para fazer).
Apesar de ser um pouco menos repressiva, continuo a achar que o único objectivo da lei é fazer com que a vida das pessoas seja ainda mais miserável e recolher dinheiro para os cofres do Estado.
Agora que já entregámos metade da politica a Bruxelas e que nos preparamos para entregar a outra metade, aos Governos das regiões que antes se chamavam países sobra-lhes apenas este género de coisas para mostrar que mandam em nós. Por isso, os Governos europeus querem todos que sejamos magros, que façamos desporto, que não bebamos álcool, que sejamos cultos, que tenhamos uma alimentação saudável. Todos estes objectivos são extremamente louváveis no plano individual mas o que é que os Governos têm a ver com isso? Se eu comer todos os dias no McDonald’s, se o único desporto que praticar for o do polegar no telecomando da TV, se beber 10 Gins todos os dias, se fumar 3 maços de cigarros por dia e se confundir Thomas Mann e Thomas Moore, o que é que o Sr. José Sócrates tem a ver com isso?
No caso do tabaco, claro que a resposta é a protecção aos não-fumadores. Deve ser uma piada. Matam mais não-fumadores num ano com os hospitais de trampa, falta de condições, falta de pessoal e falta de equipamento do que o tabagismo passivo mata em dez anos (isto se o tabagismo passivo matar alguém, que é mais uma daquelas afirmações que todos aceitamos à força de nos ser gritada todos os dias). Querem proteger os não-fumadores? Arranjem-lhes empregos, salários, escolas e hospitais decentes. Ao menos, poderão viver em condições humanas e terão tempo suficiente para morrer de tabagismo passivo antes que um acidente de trabalho por falta de condições ou a falta de assistência médica os mate antes.
Quanto aos fumadores, obrigado pela preocupação mas dispensamos. Só queremos ser tratados como pessoas. Ou acham que é humano obrigar um velhote de 85 anos que fumou toda a vida (também os há) a vir fumar para a rua porque é proibido no lar de idosos?
Creio que vou lançar uma campanha para a ilegalização do tabaco. As multas serão mais baratas, os não fumadores olhar-nos-ão com compaixão, o Estado dar-nos-á salas de fumo e remédios para deixar de fumar gratuitos, os Tribunais terão pena de nós e dos traficantes.


:: enviado por U18 Team :: 6/29/2007 10:49:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário