BRITEIROS: Apagou-se um farol do cinema <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 30, 2007

Apagou-se um farol do cinema

Os ângulos de ataque são infinitos para abordar o cinema de Ingmar Bergman. A escrita dramática, a representação do actor, a técnica de iluminação, a musicalidade, ou ainda as suas interacções com o teatro, a sexualidade, a política, a sociedade sueca, alimentariam estudos sem fim. As chaves de interpretação podem ser diversas para lhe analisar o teor: filosofia, psicanálise, sociologia, ideologia, semântica,...
Percorrer a obra de Bergman é debruçar-se sobre a evolução do mundo nos últimos cinquenta anos; é ir atrás da História do Cinema desde a Segunda Guerra Mundial; é acompanhar o desenvolvimento das técnicas e, ao mesmo, dos movimentos de ideias. Tudo mexeu com, à volta e mesmo através do cinema de Bergman: das limitações de estúdio ao controlo artístico absoluto, do preto e branco à cor, do cinema ao vídeo, da modernidade ostentada à maturidade audaciosa, da tomada de posição à crise de consciência, da arrogância à autocrítica, do esforço comunitário ao isolamento autonómico...
E depois, para centenas de milhares de espectadores do mundo inteiro, o sueco é antes de mais a língua que escutámos nos seus filmes. E a Suécia, com o seu clima e a sua cultura, a sua poesia e as suas contradições, é um país que poderemos continuar a descobrir através da exploração incessante da obra de Ingmar Bergman.

Adenda: [7/30/2007 05:54 PM]

A ler e ver ainda:
Joaquim Sapinho: "Bergman é um hino à vida"
João Mário Grilo: "Câmara de Bergman exprime relação sensualista entre as personagens e o mundo"
Jorge Silva Melo: "Bergman compreendeu o cinema como uma companhia de teatro"
Vídeo: Morangos Silvestres (1957)
Vídeo: Fanny e Alexandre (1982)
Filmografia de Ingmar Bergman (IMDB)


:: enviado por JAM :: 7/30/2007 11:44:00 da manhã :: início ::
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