BRITEIROS: Efeméride <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, julho 26, 2007

Efeméride

Na madrugada de 26 de Julho de 1953, Cuba é sacudida pelo ataque ao Quartel de Moncada.
....................
"O plano foi traçado por um grupo de jovens, dos quais nenhum tinha experiência militar; e vou revelar os seus nomes, menos os dos que não estão mortos nem presos: Abel Santamaria, José Luís Tasende, Renato Guitar Rosell, Pedro Miret, Jesus Montané e quem vos fala. Metade morreu, e em justo tributo à sua memória posso dizer que não eram técnicos militares, mas que possuiam patriotismo suficiente para fazer, em igualdade de circunstâncias, um solene desafio a todos os generais juntos do 10 de Março, que não são nem militares nem patriotas."
....................
Fracassado o golpe, que libertaria a pérola das Caraíbas da ditadura de Fulgêncio Batista, segue-se a criminosa repressão.
....................
"O primeiro prisioneiro assassinado foi o nosso médico, o Dr. Mário Muñoz que não levava nem arma, nem uniforme. O seu uniforme era a sua bata de médico."
"Com um olho ensanguentado na mão, um sargento acompanhado de vários soldados, entra na cela onde estavam as nossas companheiras Melba Hernandez e Haydée Santamaria, dirigindo-se à última e mostrando-lhe o olho, disse-lhe:« este olho é do teu irmão, se não dizes o que ele se recusa a dizer, arracar-lhe-emos o outro»."
....................
Marcos Marti, Hugo Camejo, Pedro Vélez, Raul de Aguiar, Armando del Vale, Andrés Valdés, foram outros dos setenta prisioneiros assassinados.
....................
" Além disso, os meus companheiros, não estão nem esquecidos nem mortos; eles estão mais vivos que nunca e os seus assassinos verão surgir, aterrorizados, dos seus heróicos cadáveres, a imagem triunfante das suas ideias".
....................
Assim nos lembra Fidel Castro em " A História me absolverá".

:: enviado por ja :: 7/26/2007 01:47:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário