BRITEIROS: O fim inevitável da Bélgica <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 23, 2007

O fim inevitável da Bélgica

Há 43 dias (desde as eleições de 10 de Junho) que a Bélgica está sem governo e quase à beira de uma guerra civil. É todo um país face a um beco sem saída e sem possibilidade de fazer marcha-atrás. O único expediente parece ser o inevitável desmantelamento programado. Os prognósticos, no caso da desagregação do reino, são diferentes nas três regiões do país:
A população flamenga representa cerca de 60% dos 10 milhões de belgas. É ela quem domina a vida política (a última vez que houve um primeiro-ministro valão foi em 1975) e económica de todo o país. O movimento flamengo, nascido de reivindicações culturais, pretende a criação de uma república da Flandres independente.
Do lado valão (3,3 milhões de habitantes), o panorama do futuro do país não é tão consensual. Desde a fundação do movimento valão que as correntes independentista e unionista (a favor da reunião da Valónia com a França) se distribuem em partes iguais.
Quanto à cidade-região de Bruxelas (um milhão de habitantes) é composta por 90% de francófonos. O movimento flamengo pretende a sua integração no futuro Estado da Flandres mas, de acordo com as sondagens, isso não parece ser do agrado dos seus habitantes. Bruxelas constitui assim uma espécie de “Jerusalém” do movimento flamengo.

21 de Julho foi o dia da festa nacional belga. Comemorou-se a independência do país, simbolizada pela entrada triunfal do primeiro rei Leopoldo I em Bruxelas, em 1831, e o respectivo juramento constitucional. Sintoma evidente do insuportável estado da nação, 176 anos depois da independência, o provável futuro primeiro-ministro, Yves Leterme, provocou o espanto nacional quando entoou o hino nacional francês “La Marseillaise” em resposta a um jornalista que lhe perguntava se era capaz de cantar os primeiros acordes do hino nacional belga, "La Brabançonne". Só visto... até os não-belgas deprimem.


:: enviado por JAM :: 7/23/2007 06:18:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário